9º ano EF participa de aula de campo em Hotel Fazenda

04 de setembro de 2025

Nos dias 25 e 26 de agosto, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de uma inesquecível aula de campo no Hotel Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras, onde vivenciaram, de forma lúdica, os conteúdos trabalhados nas disciplinas de História e de Geografia.

Durante dois dias, os rapazes fizeram uma verdadeira imersão na história e na arquitetura do século XIX, conhecendo de perto o Ciclo do Café, no Vale do Paraíba, região que concentrou a maior produção cafeeira do Brasil no período imperial.

A programação pedagógica foi abrangente: visita ao Memorial do Negro Escravizado; apresentação de uma esquete teatral sobre a Lei 10.639; vivências em rodas de jongo e de capoeira; visita ao Museu do Café e à casa real do século XIX; além da participação em uma celebração da Palavra na Capela de São Luiz da França.

Para além do aprendizado histórico e cultural, os rapazes também participaram de atividades recreativas, como vôlei, futebol, pingue-pongue, altinha e stand up paddle, fortalecendo a convivência e a amizade beneditina.