Refugiados palestram para a 3ª série EM

16 de maio de 2025

Ontem, nossos alunos da 3ª série do Ensino Médio participaram de uma experiência enriquecedora e inspiradora ao assistirem a uma palestra sobre a trajetória de vida de três refugiados.

Durante quase duas horas, os beneditinos puderam ouvir, perguntar e refletir sobre relatos delicados e emocionantes de pessoas que deixaram seus países em busca de uma vida melhor.

Com mediação do Prof. Thiago Moraes, de Teologia, eles conheceram as histórias de María Gabriela Moreno, venezuelana e administradora de empresas; Ramin Shams, iraniano e presidente do grupo School Picture; e Ramatoulaye Tutshumu Mokanda, congolesa e empreendedora.

Os alunos também aprenderam mais sobre o trabalho da Cáritas-RJ, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja missão é promover a solidariedade e a justiça social por meio do atendimento a refugiados.

A palestra foi promovida pelas Equipes de Teologia e de Língua Espanhola do Colégio de São Bento.

Paralelamente ao evento, o Grêmio Estudantil do Colégio, em parceria com a Pastoral, organizou uma campanha de arrecadação via Pix para a compra de alimentos não perecíveis. Ao todo, mais de R$ 2.000,00 foram arrecadados, possibilitando a compra de mais de 200 kg de alimentos, posteriormente entregues à Cáritas-RJ.